segunda-feira, 20 de junho de 2011

ARREPENDIMENTOS

Nada no mundo corrói tanto a alma do que a vontade de apagar da própria vida uma cena, um momento, algumas palavras, um beijo, uma aventura, um alguém.

Sempre pensei que vale mais a pena se arrepender daquilo que fizemos do que arrepender-se pelo que não se fez. Mas tudo na vida tem exceção e arrependimentos não fogem a regra.

Assisti a uma palestra recente, ministrada por um profissional reconhecido internacionalmente por suas obras na área comportamental, onde no meio dos dizeres uma frase me causou grande impacto: "não precisamos realizar todos os nossos desejos". NÃO? Foi meu pensamento imediato.

Dias se passaram e tenho pensado constantemente sobre isto. Então onde se enquadram todos os livros de auto-ajuda, todas as teorias motivacionais, todas as teses sobre a busca pela felicidade? Cheguei a uma conclusão bem simples, recorrente em minha vida... Nenhum extremo é bom, o equilíbrio é o ideal.

Não existe felicidade se ultrapassarmos a tênue linha que separa a tentativa e erro evidente.

Podemos tentar ser felizes de muitas maneiras, mas quando já sabemos de antemão que aquele caminho está errado, não adianta insistir, já sabemos, o erro é claro e o arrependimento inevitável.

Porque insistimos então? Creio que por uma razão também bastante simples. Porque o erro é tentador, atraente e está sempre vestido de cores vibrantes, de uma energia que nos invade.

Todos nos alertam, alguém mais audacioso até nos incentiva, mas já sabemos o fim. E quando afinal você acredita que tudo passou que não era realmente o caminho ideal, algo nos cai feito uma bomba, explodindo a carapaça que nos protegia, pronto... o arrependimento inicia sua corrosão em nós.

Arrepender-se não é mero sentimento, é dor. Conscientizamos-nos dos erros e tantas vezes tentamos justificá-los, amenizá-los, desculpá-los.

Não há como esquecer o erro se não nos perdoarmos primeiro.

Chegar à conclusão que falhamos é o primeiro passo, perdoar a si mesmo é o restante do caminho.

Um bom raciocínio é acreditar que fizemos o melhor de nós. Que fizemos o que tinha que ser feito e pronto. Sacudir a poeira, dar a volta por cima e se preparar pra de novo acertar ou errar, porque a vida é assim, tentativa e erro, alegria e desilusão, vitória e queda.

Arrependimento dói, mas a dor passa e quem nunca se arrependeu atire a primeira pedra.

Adriana ToRRe

Nenhum comentário:

Postar um comentário